segunda-feira, 28 de julho de 2008

Memória do Futebol Cearense - Ferroviário 1968 - O último dos invictos.



Eclosão da Guerra do Vietnã, Primavera de Praga e rebeliões operário-estudantis na Europa. No Brasil, tanques militares tomam as ruas com a divulgação do Ato Institucional Nº5, enquanto a população responde em passeatas pelas principais cidades do País. O ano de 1968 passou mas, como se sabe, não acabou, deixando marcas até hoje na humanidade. E, guardadas as proporções, no futebol cearense também. Há exatas quatro décadas o Ferroviário Atlético Clube vencia o Campeonato Cearense de forma invicta.
O feito dos corais, que completa aniversário hoje, não foi repetido desde então. O Ferroviário dominou o ano, pautado por uma equipe equilibrada, em que despontavam os volantes Coca-Cola e Edmar, além do meia-atacante Lucinho. O time conquistou os dois turnos da competição sem uma derrota sequer - foram oito vitórias e seis empates nos 14 jogos da campanha. No jogo do título, pela última rodada do returno, empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, em 28 de julho.
O jogo teve sabor especial. Afinal, o Tubarão deixara escapar o título do ano anterior justamente para o Leão, após vencer o primeiro jogo da decisão e perder os dois seguintes. Nesta nova decisão a equipe do técnico Ivonísio Mosca abriu o placar com João Carlos, de cabeça, aos 20min da etapa inicial. Croinha empatou para os leoninos aos 14min da etapa final. Mas o empate favorecia o Ferrão, desde que o Quixadá não vencesse o Guarany-S, fora de casa. A partida terminou em 4 a 4 e, com a combinação dos resultados, os ferroviários foram à desforra mantendo a invencibilidade e levando o título de modo arrastão.
Era o fim de um jejum de 16 anos sem campeonatos. E o início de uma festa que ficou marcada na época. O primeiro turno cearense de 68 foi bastante disputado entre Ferroviário, Ceará, Fortaleza, América (campeão estadual de 66) e Calouros do Ar (campeão de 1955). Para se ter ideia da competitividade, os citados quadros revezaram-se nas primeiras posições até a quinta rodada, quando o Ferrão e Calouros assumirama cabeça da tabela. Entretanto, o Calouros na última rodada tropeçou diante do Quixadá ao perder poer 1 x 0, dando de mão beijada o título ao Tricolor da Barra do Ceará.
No segundo turno, a disputa concentrou-se entre Ferroviário, Fortaleza e Calouros e o surpreendente Quixadá (time fundado na cidade do mesmo nome em 1965, a partir da fusão das equipes do Bangu e Avante). Apesar disso, o Ferrão ganhou merecidamente o turno e o título arrastão em novo empate com o Fortaleza, agora em 1 x 1, uma partida a qual o Peixe poderia inclusive ter goleado facilmente.
Nesse jogo, já aos 4 minutos, uma violenta bola de Coca-Cola chocou-se com o travessão superior da meta do goleiro Gilberto. O meio campo coral, composto por Edmar, Coca-Cola e Mano, infernizou a defensiva adversária no 90 minutos. E quando o Fortaleza tentou uma tímida reação, o goleirão tricolário Cavalheiro brilhou no arco. O Ferroviário marcaria seu tento aos vinte minutos da primeira fase: num escanteio bem executado por Raimundinho, João Carlos mergulhou de cabeça e violento, sem nenhuma chance para o goleiro do Fortaleza. Apenas aos 14 minutos do segundo tempo, o Leão empatou através de um lindo gol de Croinha de virada, numa das poucas falhas da zaga do tubarão.
A campanha do Peixe foi irrepreensível. A torcida lavou a alma! Verificaram-se 14 jogos, com 8 vitórias (entre as quais 4 x 0 Ceará, 4 x 1 América e 4 x 2 Messejana), 6 empates e nenhuma derrota, marcando 2y7 gols e sofrendo apenas 13. O Ferrão ganhou igualmente o título de campeão da disciplina (não teve um só atleta expulso em toda a disputa), da taça eficiência, teve maior arrecadação, melhor público, melhor defesa e ataque.
Segundo a edição de O POVO daquele dia, torcedores e atletas permaneceram no campo até a noite, para, em seguida, festejar nos dois grêmios ferroviários da cidade. “A festa foi grande demais. O Ferroviário não ganhava nada há muito tempo. Eu mesmo saí de campo só de cueca”, lembra o volante Edmar. Ele destaca a qualidade da equipe. “O time era uma maravilha, afinado, de toque. Tanto que foi campeão invicto”, conta Edmar, que hoje treina jovens no projeto Bola de Meia, no Parque São Miguel.
Outro jogador daquela equipe, o atacante Orlando Facó lembra que o final dos anos 60 foi um período bom para o clube. “A diretoria era composta por pessoas equilibradas, que fizeram um planejamento a longo prazo”, afirma. Um dos diretores era José Rego Filho. Ele pontua a austeridade administrativa, a disciplina e a participação de toda a classe ferroviária como fundamentais para a conquista do título de 1968. “Foi uma época muito boa, conseguimos muitos avanços”. Avanços lembrados até hoje, quarenta anos depois do “ano que não acabou”.

CAMPEONATO CEARENSE 1968

FERROVIÁRIO 1

Cavalheiro; Wellington, Flodoaldo (Luiz Paes), Gomes e Barbosa; Edmar e Coca Cola; Mano, Paraíba, João Carlos e Raimundinho (Lucinho). Técnico: Ivonísio Mosca de Carvalho

FORTALEZA 1

Gilberto; William, Zé Paulo, Renato e Carneiro; Ivan Frota (Fontoura), Joãozinho e Luciano Oliveira; Humaitá, Croinha e Alísio. Técnico: José Valdo

Local: estádio Presidente Vargas

Data: 28.7.1968

Árbitro: José Felício Lopes

Assistentes: Assis Furtado e Gilberto Ferreira

Público: 13.612 pagantes

Gols: João Carlos (20min 1ºT), pelo Ferroviário; e Croinha (14min 2ºT), pelo Fortaleza


Em pé: Edilson José, Gomes, Douglas, Wellington, Cavalheiro, Luís Paes, Roberto Barra Limpa, Barbosa, Coca-Cola; Agachados: Mano, Sanega, João Carlos, Ademir, Lucinho, Paraíba, Edmar, Raimundinho, Ubiratam.

CAMPANHA

1º Turno

14.2.68 Ferroviário 1 x 1 Quixadá

10.3.68 Ferroviário 3 x 3 Calouros do Ar

13.3.68 Ferroviário 2 x 1 Guarany-S

30.3.68 Ferroviário 2 x 1 Messejana

7.4.68 Ferroviário 4 x 1 América

14.4.68 Ferroviário 4 x 0 Ceará

28.4.68 Ferroviário 0 x 0 Fortaleza

2º Turno

26.5.68 Ferroviário 4 x 2 Messejana

5.6.68 Ferroviário 2 x 1 Guarany-S

19.6.68 Ferroviário 1 x 0 Quixadá

30.6.68 Ferroviário 0 x 0 América

7.7.68 Ferroviário 1 x 1 Ceará

14.7.68 Ferroviário 2 x 1 Calouros do Ar

28.7.68 Ferroviário 1 x 1 Fortaleza

ELENCO CORAL

Goleiros - Douglas, Cavalheiro e Edílson José

Laterais - Wellington, Barbosa e Roberto

Zagueiros - Flodoaldo, Gomes, Luiz Paes e Jurandir

Meias - Edmar, Coca Cola, Lucinho, Sanêga e João Carlos

Atacantes - Mano, Facó, Ademir, Paraíba e Raimundinho

Jogo das faixas com direito a Santos de Pelé

O jogo da entrega das faixas do Ferroviário campeão em 1968 contou com um convidado de peso: o supercampeão Santos. Em partida disputada no dia 4 de agosto, no estádio Presidente Vargas, o time santista, campeão paulista, entrou em campo com muitas de suas estrelas, entre elas a principal, o Rei Pelé.
A equipe se preparava para a disputa do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (similar ao Brasileirão), que venceria ainda naquele ano. O time contou com o goleiro Gilmar, o zagueiro Ramos Delgado, os meio-campistas Clodoaldo e Lima, além do ponta Pepe, só para citar algumas das “lendas” do alvinegro na década de 60. Os corais apostavam em Lucinho, Edmar e Coca-Cola.
Apesar dos bons jogadores nas duas equipes o resultado da partida festiva terminou sem gols. O volante coral Edmar afirma que o Rei chegou a intervir em lance capital da partida. “O juiz (Manuel Joaquim Ramos) marcou um pênalti duvidoso para o Santos e o Pelé mandou o Pepe chutar para fora”, conta Edmar. Contudo, há quem jure que o chute por cima do travessão se deu simplesmente porque Pepe bateu mal na bola.

Fonte:Jornal O Povo
Site do Ferroviário Atlético Clube
Livro: Ferroviário - Nos trilhos da vitória. Airtin Farias.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Memória do futebol cearense - Times operários


O campo do Bangu/RJ com a fábrica ao fundo.

Na década de 1930, surgiram os primeiros times fabris de Fortaleza, tais como: Sem Rival Sport Club, Graphico Esporte Clube, Estrela do Mar, Nacional, Tramways, Volante e o Ferroviário.

Dentre os times mencionados acima o Ferroviário foi o que obteve mais sucesso no campeonato cearense e será enfocado em outra oportunidade.

Nacional Atlético Clube

O time era mantido pelos trabalhadores dos Correios e Telégrafos, e foi fundado em 1942, ficou conhecido como equipe esmeraldina em razão de seu uniforme verde. Não guarda nenhuma ligação com o Nacional que existiu na da década de 20 no futebol cearense. O time participou de 15 edições da competição entre os anos de 1950 e 1966 mas nunca passou de figurante. Entre 54 e 59 ostentou o indigesto jejum de 47 jogos sem vitórias (não disputou o campeonato de 57). Foi extinto em 1967.

Sem Rival Sport Club

Organizado pelos associados da Sociedade Fênix Caxeiral, associação mutualista que congregava os caixeiros cearenses e possuía espaço notório na sociedade local. Disputou somente o campeonato cearense de 1931 e no ano seguinte encerrou suas atividades.

Volante Atlético Clube

Era o time dos motoristas de praça, e foi eliminado do único campeonato que disputou em 1950 por não pagar taxas a Federação.

Estrela do Mar Foot-ball Club

Time dos marinheiros do cais do porto, que surgiu em 1938, tinha as cores verde e amarelo, e seu presidente era Fernando Nunes Carneiro, segundo Nirez (História do Futebol Cearense). Também, teve vida curta, disputou apenas os campeonatos de 1937, 38 e 39, ano em que foi vice-campeão.
Neste ano o campeão foi o Ceará Sporting Club, invicto.
O Estrela do Mar juntamente com o Ferroviário protagonizaram a realização do primeiro jogo noturno do estado do Ceará, que ocorreu em 28 de setembro de 1939, O jornal O Povo do dia seguinte relatou o jogo assim:

“Com a imponentíssima noitada de ontem, no Campo do Prado (atual CEFET), estão de parabéns a A.D.C., o Ferroviário, o Estrela do Mar e sobretudo o nosso público desportivo, que teve ensejo de assistir à partida máxima do ano, numa atmosfera de absoluta ordem e extraordinária vibração.
A iluminação do campo, conforme prevíramos excedeu a todas as expectativas. Os refletores jorravam luz em abundância sobre a velha praça de esportes, permitindo que a assistência observasse os mínimos detalhes da pugna com absoluta nitidez. Não houve uma voz discordante sobre o êxito do empreendimento.”


Em tempo, o placar foi de Ferroviário 2 x 1 Marítimos(Estrela do Mar)

Tramways Sport Club



O Tramways era um time formado pelos funcionários da Ceará Tramway Light Co., companhia que fornecia eletricidade e mantinha linhas de bonde e ônibus da capital do Ceará. Sua primeira participação foi no Estadual em 1939 organizado pela ADC – Associação de Desportos Cearenses. O Tramways foi o primeiro time organizado a partir de operários que ganhou o título de campeão cearense de futebol (1940), no ano seguinte a sua fundação.
Sobre o título de 1940, conquistado pelo Tramways, pode-se dizer que sua campanha foi espetacular. Os jogadores da companhia de Luz e Bondes da cidade desfizeram a má impressão da primeira temporada, na qual amargaram sete derrotas em 11 jogos. Conquistaram o título de 40 como campeão invicto, faltando cumprir ainda três jogos já era campeão, razão pela qual o término do torneio foi antecipado.
Em 1941 encerrou as atividades por não ter condições de manter o pagamento dos jogadores.



Campanha em 1940

23.05.1940
TRAMWAYS 5-2 PEÑAROL, em Fortaleza
16.06.1940
TRAMWAYS 2-1 FORTALEZA, em Fortaleza
29.06.1940
TRAMWAYS 1-3 AMÉRICA, em Fortaleza
04.07.1940
TRAMWAYS 4-1 MAGUARI, em Fortaleza
04.08.1940
TRAMWAYS 3-1 CEARÁ, em Fortaleza
25.08.1940
TRAMWAYS 0-0 FERROVIÁRIO, em Fortaleza
05.09.1940
TRAMWAYS 1-1 MAGUARI, em Fortaleza
19.09.1940
TRAMWAYS 4-1 AMÉRICA, em Fortaleza
29.09.1940
TRAMWAYS 4-3 FORTALEZA, em Fortaleza
06.10.1940
TRAMWAYS 3-0 FERROVIÁRIO, em Fortaleza
27.10.1940
TRAMWAYS 3-1 CEARÁ, em Fortaleza
02.11.1940
TRAMWAYS 5-3 FERROVIÁRIO, em Fortaleza
05.01.41
TRAMWAYS 2-0 FORTALEZA, em Fortaleza
23.01.41
TRAMWAYS 3-0 AMÉRICA, em Fortaleza
30.01.41
TRAMWAYS 2-0 MAGUARI, em Fortaleza

15 JOGOS
12 VITÓRIAS
02 EMPATES
01 DERROTA
42 GOLS MARCADOS
17 GOLS SOFRIDOS
Tramway Campeão Cearense de 1940.

Usina Ceará Atlético Clube



Esta equipe foi fundada em 01 de setembro de 1949, pelos funcionários da Indústria Textil Siqueira Gurgel Companhia Limitada, que ficava no Bairro de Otávio Bonfim, Fortaleza/CE, tendo como cores oficiais o azul e branco. A sua função inicial era promover atividades desportivas entre seus funcionários, em especial o futebol.
A equipe disputou o Campeonato Cearense entre os anos de 1953 e 1964 sempre com belas campanhas. Por pouco não conquistou um título - foi vice-campeão em quatro ocasiões.
No ano de 1957, o Ceará e o Usina, vencedores dos turnos, partem para uma melhor de 3com o Ceará vencendo a 1ª. Na semana que antecede o 2º jogo, o Ceará pede adiamento da partida, alegando que 9 atletas pegaram a famosa (na época) gripe asiática. Com a negativa da FCD, diante os boatos que o interesse era recuperar 3 atletas contundidos, o Ceará teve que entrar em campo sem os "asiáticos", contando apenas com Bira e o goleiro Ivan de atacante. Resultado, Usina 1x0. Na 3ª e decisiva partida, vence o Ceará com o famoso gol de mão de Honorato.
Em 1962, o campeonato teve 3 turnos. Os vencedores foram pela ordem Ceará, Usina e Fortaleza. No triangular decisivo o Usina estreiou com o Ceará, 1x1, depois jogou com o Fortaleza, 2x2. O 3º jogo não acabou por causa de 8 expulsões, 7 do Fortaleza. O placar acusava 3x1 Ceará.
A derrocada do Usina deu-se com a chegada do Regime Militar. O dono da fábrica, o então deputado federal Moyses Pimentel, se opôs aos militares e teve o mandato cassado no ano de 1965. Com a perseguição, o departamento de futebol do Time Fabril foi desfeito.
Entre as principais conquistas do clube no futebol, estão:

Campeão da Copa Suburbana em 1950
Campeão da Torneio Companhia Johnsen em 1951
Campeão da 2ª divisão em 1951
Campeão do Torneio Início em 1954
Campeão do Torneio Quadrangular disputado com América, Fortaleza e Ceará em 1955
Vice-campeão cearense em 1961 e 1962

Memória do Futebol Cearense – Ceará Campeão do Norte-Nordeste 1969


Formação do Ceará campeão do Norte-Nordeste de 1969

Um título em 45 minutos.

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... Intervalo de jogo. A cada segundo o sonho de fazer história ia se esvaindo pelas mãos dos alvinegros. Era impossível imaginar que o tão almejado Torneio Norte-Nordeste estava sendo perdido no Presidente Vargas lotado, e justo daquela maneira! Mas o apressado ponteiro do relógio naquele 19 de dezembro de 1969 não deixava dúvidas, o segundo tempo ia começar e o Ceará precisava virar o placar de 1 a 0 para o Remo(PA) se quisesse sobrevida na série final - os remistas venceram o primeiro jogo (2 a 1), em Belém, e o Vovô buscava dar o troco na volta para gerar uma terceira partida, também em Fortaleza.

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... Etapa final. A bola volta a rolar e o Ceará parte para o ataque. Gildo, Zezinho, Magela, Chicletes, os alas, meias, pontas, enfim, o PV inteiro sufocava o Remo. Mas tudo aparentemente em vão. A situação complicou ainda mais quando, aos 10min, o meia remista Ìris, que já marcara o primeiro gol, balançou novamente as redes. Àquela altura os paraenses tinham praticamente as duas mãos na taça. E nada do Ceará chegar ao gol! Parte da torcida deixava o estádio e o relógio continuava correndo.

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... 22 minutos. Em campo o time seguia lutando e foi recompensado com um gol de Magela. Corre, pega a bola no fundo da rede, acena pra torcida, e devolve a pelota para o meio-campo. "Só" faltava metade de um tempo para a equipe tentar a virada. Com o apoio das arquibancadas de volta, a pressão contra os remistas foi aumentando à medida que o tempo passava.

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... 32 minutos. Duas chances claras foram perdidas até que Zezinho transformou o PV numa grande panela de pressão alvinegra: 2 a 2 no placar. Repete-se a cena do primeiro gol, pega a bola, corre, acena, torcida, meio-campo, não necessariamente nessa ordem. Agora, "ainda" restavam treze para mais um golzinho, que levaria o time à vitória.

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... 43 minutos. A sobrevida na competição dependia de um gol e as luzes do PV já estavam para apagar. Então, eis que o camisa nove fez a diferença. Gildo aproveita cobrança de escanteio, a bola vem alçada na área e ele sobe mais do que a zaga. Testa de jeito, com a parte central da cabeça. A bola parte como uma bala em direção ao gol. E passa por entre as mãos do goleiro remista François. O impossível acontecera. O Ceará virara o jogo para delírio do PV mais do que lotado nessa hora (os portões haviam sido abertos).

Tic-tac-tic-tac-tic-tac... minutos finais. O relógio, antes vilão, agora se transformara em amigo do peito. Chuta pra fora, embarca a bola, pede pro juiz terminar o jogo. O Remo tenta um último esforço, mas em vão. Final de jogo: Ceará 3 a 2. Êxtase de um lado e decepção total do outro. Dali a dois dias as duas equipes voltavam ao mesmo PV, novamente lotado, para a terceira partida da final. Mas, daquela vez, a história foi diferente. E o Vovô levou o Norte-Nordeste com fáceis 3 a 0. A verdadeira decisão acontecera nos 45 minutos finais daquele 19 de dezembro. Numa das maiores páginas do futebol cearense.

TORNEIO NORTE-NORDESTE

Ficha técnica dos jogos do Ceará.

07/09/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 3 x O Fortaleza, teve como árbitro o Sr. José Felício. A renda foi de NCr$ 16.902,00, os gols foram de Louro (2) e Zezinho. Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel, Nivaldo, Artur, Carlindo, Osmar, Magela, Dote, Zezinho, Gildo (Wilson) e Louro (Didi). Fortaleza - Gil¬berto, William, Zé Paulo, Renato, Luciano Abreu, Frota, Joãozinho (Zé Augusto), Lucinho, Mozart, Erandy e Alísio (Mimi).

14/09/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 1 x O ABC, arbitrado pelo Sr. Afrânio Messias. A renda foi de NCr$ 18.686,00 e o gol foi assinalado por Gildo. Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Osmar, Gojoba, Dote, Gildo, Zezinho e Didi Goacy}. ABC (RN) - Erivan, Gaspar, Piaba, Ivan Matos, Cid, Arandir, Esquerdinha, Izulamar (Zito), Albery, João Galêgo e Burunga.

21/09/1969 - No estádio Juvenal Lamartine, em Natal (RN), América 2 x 2. CEARÁ, com arbitragem do Sr. Genival Batista. Os gols foram de Zezinhoe Joacy; Alemão e Déo. Escalações : América (RN) - Odair, Nino, Cláudio, Nivaldo, Nilton; Xuxa, Veschio (Adeildo), Bazinho, Alemão, Evaldo (Zé Irineu) e Déo. CEARA - !ta, Damel (Nivaldo), Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Dote, Zezinho, Gilda e Louro Goacy).

24/09/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 2 x O Sport, tendo como árbitro o Sr. Bartolomeu Lardelo. A renda foi de NCr$ 18.471,00 e os gols foram marcados por Gilda (07 mino do 20 tempo) e Louro (32 mino do 20 tem¬po). Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela (Didi), Dote, Gildo, Zezinho e Louro (Wilson). Sport (PE) - Miltão, Zequinha, Bibiu, Zecão, Altair, Dandô, Soares, Fernando Lima, Néo, Duda e Jarbas "Tonel".

01/10/1969 - Em Campina Grande (PB), Treze 1 x 3 CEARÁ, arbitrado pelo Sr. Luis Meireles. Os gols foram de Wilson (2) e Louro; Toinho. Escalações : Treze (PB) - Edmilson, Janca, Zé Preto, Valter, Valdecy, Pedrinho, Dedé, Lima, Toinho, Zé Luis e Nide. CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Dote, Zezinho, Gildo (Wilson) e Louro (Joacy).

05/10/1969 - Em João Pessoa (PB), Botafogo 1 x 2 CEARÁ, teve como árbitro o Sr. Erilson Gouveia. Os gols foram de Nininho, para o time local; Dote e Zezinho, para o "Mais Querido". Escalações : Botafogo (PB) - Fernando, Lúcio Mauro, (?) , Jório, Zezito, Simplício, Valdecir Santana, (?) , Nininho, Lelé e Nogueira. CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Antonino, Carlindo(Zezinho), Gojoba, Dote, Wilson, Gildo e Louro.

16/11/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ O X O Fortaleza, teve como árbitro o Sr. Leandro Serpa. A renda foi de NCr$ 35.353,00, tendo um público pagante de 12.678 pessoas. Escalações : CEARÁ - Ita, Damel, Cícero, Laudenir, Antonino, Osmar, Magela (Didi), Gildo, Zezinho, Chiclets (Marcos) e Louro. Fortaleza - Cícero, William, Zé Paulo, Frota, Luciano Abreu, Lucinho, Joãozinho, Alísio (Amorim), Erandy, Alcir e Mimi (Mozart).

29/10/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 3 x 2 Botafogo (PB), arbitrado pelo Sr. Valquir Pimentel. A renda foi de NCr$ 15.159,00, o público pagante de 5.464 pessoas e os gols marcados por Gojoba,Wilson e Zezito ("contra"); Chico e Simplício. Escalações : CEARÁ - !ta, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Osmar: Gojoba, Dote (Antonino), Wilson, Zezinho e Louro. Botafogo (PB) _ Fernando (Lula), Lúcio, Iando, Jório, Zezito, Nininho, Santana, Chico, Liminha (Simplício), Lelé e Pibo.

02/11/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 2 x O América (RN), cujo árbitro foi o Sr. Sena Muniz. A renda foi de NCr$ 13.935,00 e os gols foram de Didi e Edmilson. Escalações : cEARÁ -Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Antonino, Gojoba, Osmar, Edmilson, Wilson, Marcos (Zé Raimundo) e Didi. América (RN) - Odair, Pirangi, Claudio, Lolô (Nilton), Souza, Déo, Odisser, Assis, Ale¬mão, Talvanes (Ireno) e Lia.

09/11/1969 - No estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), Sport O x 2 CEARÁ teve como árbitro o Sr. Carlos Costa. A renda foi de NCr$ 13.951,00 e os gols do "Alvinegro Mais Querido" foram de Bibiu ("contra" - aos 37 min.) e Gildo (40 min.). Escalações ; Sport (PE) - Miltão, Baixa, Bibiu, Gilson, AItair, Capitão (Soares), Duda, César Rebelo (Néo), Tonel, Câmpora e Fernando Lima. CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Cartindo, Gojoba, Osmar (Magela), Gildo, Chiclets (Wilson), Zezinho e Didi.

20/11/1969 - Pela Fase Semifinal do "Nordestão" - que teve como classificados o CEARA (em 2° lugar), Sport (PE), CSA (AL) e Galícia (BA) - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 2 x O Sport, o árbitro. foi o Sr. Luis Cados Félix. A renda foi de NCr$ 21.446,00, público pagante de 7.728 pessoas e os gols foram marcados por Didi (15 mino do 2° tempo) e Gildo (32 mino do 2° tempo). Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Gildo (Wilson), Zezinho (Chiclets) e Didi. Sport (PE) - Miltão, Waldecir, Zelão, Baixa, Zequinha, Dandô, Soares, Renê, César Rebelo (Néo), Zezinho e Fernando Lima.

24/11/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 3 x O CSA, tendo como árbitro o Sr. Guálter Portela Filho. A renda foi de NCr$ 26.033,00 e os gols foram assinalados por Didi, Gildo e Magela. Escalações : CEARÁ - Ita Uurandir), Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Zezinho (Chiclets), Gildo e Didi. CSA (AL) - Zé Luis, Ciro, Dida, Paranhos, Barbosa, Deba, Erik, Odacir (Déo), Zé Luis I (Ratinho), Giraldo e Petrúcio.

27/11/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 1 x 1 Galícia, arbitrado pelo Sr. Carlos Floriano Vidal. A renda foi de NCr$ 38.606,00 e o público pagante de 13,505 pessoas, os gols foram de Didi e Valtinho. Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel (Esteves), Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Zezinho, Gildo e Didi (Louro). Galícia (BA) - Adilson, Roberto, Almir, Netinho, Touro, Deco, Chiquinho, Gijo (Nélson), Valtinho, André e Telê.

30/11/1969 - No estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), Sport 2 x 2 CEARÁ, arbitrado pelo sr. Carlos Floriano. A renda foi de NCr$ 9.451,00 e os gols foram de Néo (2); Zezinho e Chiclets. Escalações : Sport (PE) - Miltão, Valdeci, Bibiu, Gilson, Altair, Capitão, Válter, Renê (Zezinho), Néo, Câmpora (Tuta) e Fernando Lima. CEARÁ - Ita, Antonino, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Dote, Zezinho, Gildo (Chiclets) e Didi.

03/12/1969 - No estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova), em Salvador (BA.}, Galícia 2 x 2 CEARÁ, teve como árbitro o sr. José Aldo Pereira. A renda foi da NCr$ 18.640,00, com público pagante de 4.205 pessoas e os gols foramds Valtinho e Cícero (contra); Zezinho (2). Escalações : Galícia (BA) - Adilson, Antônio, Almir, Nelinho, Touro, Deto, Déri, Nélson, André, Valtinho e Gijo (Telê). CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Magela, Dote (Chiclets), Zezinho, Gildo e Didi (Wilson).

07/12/1969 - Em Maceió (AL), CSA 2 x O CEARÁ, o árbitro do jogo foi o sr. Aldo Pereira. Escalações : CSA (AL) - Zé Galêgo, Ciro, Dida, Paranhos, Barbclsa, Deba, Erik; Ratinho, Giraldo, Alderico e Petrúcio. CEARÁ - Ita, Daniel, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Gildo, Zezinho e Didi.

obs.: este jogo acabou aos 27 mino do 20 tempo, quando o árbitro marcou uma penalidade contra o CSA e o campo foi invadido pela diretoria do time alagoano. O árbitro foi agredido e suspendeu a partida por "falta de segurança". CEARÁ termina em 1º lugar na Etapa Semifinal- Zona! Nordeste: está classificado para a "grande final" contra o Clube do Remo.

17/12/1969 - Em Belém (PA), no estádio Evandro Almeida, Remo 2 x 1 CEARÁ, arbitrado pelo Sr. Guálter Portela Filho. A renda foi de NCr$ 42.893,00, o público pagante de 11.534 pessoas e os gols foram marcados por Rubilofa (07 lUÍn. do 1° tempo) e Neves (20 mino do 2° tempo); Marcos (28 mino do 2° tempo), descontou para o "Alvinegro de Porangabuçu". Escalações : Remo (PA) - François, Mesquita, China, Nagel, Luciano Oliveira, Angeli Tavares, Carlitinho, Birungueta, Zequinha, Rubilota (Siretô) e Neves. CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Dote (Chiclets), Zezinho, Gildo e Didi (Marcos).

19/12/1969 - No estádio Presidente Vargas, "em uma virada espetacular - sob todos os aspectos : SENSACIONAL .. ." . um jogo inesquecível - CEARÁ 3 x 2 Remo, arbitrado pelo sr. José Mário Vinhas. Os gols foram marcados por Iris (37 mino do 1° tempo e 10 mino do 2° tempo); Magela (22 mino do 2° tempo), Chiclets empatou (32 mino do 2° tempo) e Gildo deu a vitória desse jogo antológico já no apagar da luzes (43 mino do 2° tempo). Escalações : CEARÁ - Ita, Damel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Dote (Chiclets), Gildo, Zezinho e Marcos (Osmar). Remo (PA) - François, Mesquita (Edilson), China, Nagel, Lúcio Oliveira, Ângelo, Carlitinho, Birungueta, Robilota, lrís (Silva) e Neves.

21/12/1969 - No estádio Presidente Vargas, CEARÁ 3 x O Remo, teve como árbitro o sr. Romualdo Arpi Filho. A renda foi de NCr$ 62.673,00 e os gols que deram a vitória fantástica ao "Alvinegro Mais Querido do Norte-Nordeste" fo¬ram de Gilda (sempre ele ... ), Magela e Zezinho. Escalações : CEARÁ - Ita, Daniel, Cícero, Laudenir, Carlindo, Gojoba, Magela, Osmar, Gildo, Chiclets e Zezinho (Didi). Remo (PA) - François, Mesquita, Edilson, Nagel, Lúcio Olivei¬ra, Ângelo (Siretô), Carlitinho, Birungueta, Iris, Robilota e Neves (Osmar). O "Glorioso de Porangabuçu - o Alvinegro Mais Querido do Estado" é CAMPEÃO do TORNEIO NORTE - NORDESTE de 1969. O "técnico" do CEARÁ nesta brilhante campanha foi o Sr. Arílton Ramos.

"Saí vibrando tanto que desmaiei"

"Foi muita emoção. Eu saí vibrando tanto que desmaiei". O desmaiado no caso era Gildo Fernandes de Oliveira, camisa nove do Ceará no Norte-Nordeste de 1969 e autor do gol que deu a vitória ao Vovô no segundo jogo da decisão contra o Remo. O ex-jogador lembra que pressentiu a oportunidade de anotar o gol histórico ainda quando a bola viajava em direção à área, em busca de sua cabeçada mortal.

"A bola veio de curva e foi descaindo, no meio da área, entre o pênalti e a pequena área. Aí eu senti que podia pegar bem nela. Subi e cabeceei com a parte central da cabeça. A bola passou no meio dos braços do goleiro", relembra.

Gildo destaca o papel do técnico Arílton Ramos na condução do Vovô à vitória contra os remistas. "Ele foi o grande artífice daquilo tudo. No intervalo, deixou a gente tranqüilo, dizendo que devíamos jogar da mesma maneira, porque a gente estava melhor em campo", revela. O goleador ressalta ainda o papel da torcida na virada do placar. "A torcida estava animada, depois dos dois a zero, começaram alguns a sair, mas depois que marcamos o pessoal voltou com tudo", conta.

Ele diz que após a sofrida vitória a conquista do título no terceiro jogo, dois dias depois "foi fácil, fácil". "Quando a gente ganhou o segundo jogo sabia que ninguém tirava o título mais da gente". Hoje, Gildo é mal utilizado no Ceará, atuando como olheiro das categorias de base do clube. (CC)

E-MAIS

O Ceará iniciou a campanha tendo como técnico o ex-goleiro Gilvan Dias, já falecido. Depois, Arílton Ramos assumiu o comando alvinegro.

O Fortaleza ficou em terceiro no grupo 2 e deu adeus à disputa. No ano seguinte a equipe tricolor levou o título, batendo o Sport Recife.

Durante a semana que antecedeu os jogos com o Remo, o Ceará realizou amistoso contra o Flamengo, no PV. Venceu por 1 a 0, gol de Marcos, o que levou O POVO a destacar: “Nem o Mengo escapou do embalo do Ceará”.

O árbitro desta partida, Adelson Julião, “pousou” de pára-quedas no campo pouco antes do início do amistoso.

O Ceará poderia ter conseguido um bom resultado no primeiro jogo da final contra o Remo. O atacante Didi acabou desperdiçando pênalti quando o ainda estava em branco. No final, os remistas venceram por 2 a 1.


Manchete de O POVO de 22 de dezembro de 1969. Cobertura do jogo teve três páginas da edição

A campanha do Ceará no Torneio do Norte-Nordeste de 1969 é de fazer inveja a temporadas medíocres que o clube coleciona em âmbito nacional nos últimos anos. Atuando contra a maior parte das forças da região o Alvinegro alcançou, em 21 jogos disputados, doze vitórias, seis empates e três derrotas - sendo uma delas em jogo contra o CSA que não chegou a terminar por falta de segurança.

Na primeira fase, o Vovô figurou no Grupo 2 do Zonal Nordeste, ao lado do tradicional rival Fortaleza, dos potiguares América e ABC, dos paraibanos Treze e Botafogo e do Sport Recife favorito ao título. O regulamento previa que as duas primeiras equipes ao final dos jogos de ida e volta, todos contra todos, passavam para a Fase Final. O Sport manteve o favoritismo alcançando a liderança com 19 pontos, quatro a mais do que o Vovô, classificado em segundo.

Na Fase Final o Ceará assumindo a ponta de cara. Venceu de cara Sport e CSA(AL) em casa. Depois empatou com Galícia (BA), no PV e na Bahia, e com Sport, em Recife. Na última rodada perdeu para o CSA em jogo que gerou até a prisão do juiz. O Vovô foi considerado vencedor do jogo, levando o título da chave Nordeste. Depois foi a hora de encarar o Remo, ganhador da chave Norte, e fazer história.

Juiz marca pênalti e é preso

Reclamar de marcações dos árbitros de futebol já era hábito de boleiros, cartolas e torcedores muito antes de 1969. Mas, nesse ano, um fato envolvendo o Ceará extrapolou todos os limites. Pela primeira vez na história do futebol, um árbitro foi agredido em campo e (pasmem!)deixou o estádio preso.

O incidente aconteceu na partida entre Ceará e CSA, pela última rodada da Fase Final do Zonal Nordeste, em Maceió. Os alagoanos - que venciam o jogo por 2 a 0 - protestaram quando o árbitro carioca José Aldo Pereira assinalou pênalti para o Vovô, aos 30min da etapa inicial. Jogadores cercaram o juiz, o técnico Barbosa entrou no gramado e agrediu José Aldo, fato que foi seguido por alguns torcedores, para, só aí, a polícia resolver intervir em favor do árbitro, conforme relato de O POVO na época.

Mas o pior ainda estava por vir. Quando deu a partida por encerrada, por falta de segurança, José Aldo recebeu voz de prisão do presidente do CSA, Cel. Nilo Floriano. Precisou deixar o estádio mais de uma hora depois para prestar depoimento na delegacia. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, não julgou o caso porque, independente do resultado do jogo, o Ceará já havia conquistado a chave Nordeste - o vice-colocado, Galícia, empatara no mesmo dia com o Sport e não ultrapassou o Vovô em pontos.

Ficha técnica do torneio.


Em pé; Daniel, Ciecero, Ita, Gojoba, Laudenir, Carlindo; agachados: Lima, Chiclets, Gildo, Magela e Zezinho.

Brasil - Torneio Norte-Nordeste 1969
Participantes
ABC Futebol Clube (Natal-RN)
AMÉRICA Futebol Clube (Natal-RN)
Associação Desportiva CONFIANÇA (Aracaju-SE)
BOTAFOGO Futebol Clube (João Pessoa-PB)
CEARÁ Sporting Club (Fortaleza-CE)
Centro Sportivo Alagoano - CSA (Maceió-AL)
Club Sportivo SERGIPE (Aracaju-SE)
Clube de Regatas Brasil - CRB (Maceió-AL)
Clube do REMO (Belém-PA)
Clube NÁUTICO Capibaribe (Recife-PE)
Esporte Clube FLAMENGO (Teresina-PI)
FEIRA Tênis Clube (Feira de Santana-BA)
FERROVIÁRIO Esporte Clube (São Luís-MA)
FORTALEZA Esporte Clube (Fortaleza-CE)
GALÍCIA Esporte Clube (Salvador-BA)
MARANHÃO Atlético Clube (São Luís-MA)
Nacional FAST CLUBE (Manaus-AM)
NACIONAL Futebol Clube (Manaus-AM)
OLÍMPICO Clube (Manaus-AM)
PAYSANDU Sport Club (Belém-PA)
PIAUÍ Esporte Clube (Teresina-PI)
RIVER Atlético Clube (Teresina-PI)
SAMPAIO CORRÊA Futebol Clube (São Luís-MA)
SPORT Clube do Recife (Recife-PE)
TREZE Futebol Clube (Campina Grande-PB)
TUNA LUSO Brasileira (Belém-PA)


ZONA NORTE

Primeira fase

Grupo 1

[Sep 28] - Ferroviário 1-0 Maranhão, Piauí 3-1 River

[Oct 1] Flamengo 2-1 River

[Oct 5] Ferroviário 3-1 Sampaio Corrêa, Flamengo 3-2 Piauí

[Oct 10] Piauí 5-2 Maranhão

[Oct 12]Sampaio Corrêa 1-1 River, Flamengo 4-2 Maranhão

[Oct 15]Flamengo 2-1 Sampaio Corrêa

[Oct 16] Ferroviário 2-1 River

[Oct 19] Ferroviário 0-2 Flamengo, Piauí 2-1 Sampaio Corrêa

[Oct 22]Ferroviário 2 -0 Piauí, River 2-1 Maranhão

[Oct 26] Maranhão 1-1 Sampaio Corrêa, River 3-3 Piauí

[Oct 29] Flamengo 3-1 River

[Oct 30] Maranhão 2-1 Sampaio Corrêa

[Nov 1] Ferroviário 3-0 Sampaio Corrêa, Flamengo 1-0 Piauí

[Nov 5] Maranhão 2-1 Piauí

[Nov 6] River 3-1 Ferroviário

[Nov 9]Maranhão 0-3 Flamengo, River 1-3 Sampaio Corrêa

[Nov 12] Sampaio Corrêa 2-1 Flamengo

[Nov 16] Sampaio Corrêa 2-0 Piauí, Flamengo 0-0 Ferroviário

[Nov 19] Maranhão 3-5 River, Piauí 1-2 Ferroviário

Ferroviário n/p Maranhão

Tabelas

Subgrupo A
1-Flamengo 10 8 1 1 21- 9 17
-----------------------------------------
2-River 10 3 2 5 19-22 8
3-Piauí 10 3 1 6 17-19 7

Subgrupo B
1-Ferroviário 9 6 1 2 14- 8 13
-----------------------------------------
2-Sampaio Corrêa 10 3 2 5 13-16 8
3-Maranhão 9 2 1 6 13-23 5


Grupo 2

[Sep 24] Nacional 2-1 Olímpico, Tuna Luso 1-0 Remo

[Sep 28] Olímpico 2-1 Fast Clube, Paysandu 3-0 Nacional

[Oct 1] Remo 3-0 Nacional

[Oct 2] Fast Clube 1-1 Paysandu

[Oct 5] Olímpico 1-1 Paysandu, Tuna Luso 1-1 Nacional

[Oct 8] Nacional 2-1 Paysandu, Remo 2-1 Fast Clube

[Oct 11] Tuna Luso 2-1 Fast Clube,

[Oct 12] Olímpico 0-1 Remo

[Oct 15] Nacional 1-2 Remo, Paysandu 4-2 Fast Clube

[Oct 19] Tuna Luso 2-2 Paysandu, Fast Clube 1-3 Remo

[Oct 22] Olímpico 1-1 Tuna Luso

[Oct 23] Remo 1-1 Paysandu

[Oct 26] Fast Clube 0-4 Tuna Luso, Paysandu 2-0 Olímpico

[Oct 29] Nacional 1-0 Tuna Luso, Remo 4-0 Olímpico

[Nov 1] Nacional 1-1 Fast Clube, Tuna Luso 4-1 Olímpico

[Nov 5] Nacional 1-0 Olímpico, Remo 2-1 Tuna Luso

[Nov 9] Olímpico 1-0 Fast Clube, Remo 1-0 Paysandu

[Nov 12] Fast Clube 3-1 Nacional

[Nov 16] Paysandu 0-0 Tuna Luso

Tabelas

Subgrupo A
1-Remo 10 8 1 1 19- 6 17
----------------------------------------
2-Tuna Luso 10 4 4 2 16- 9 12
3-Paysandu 10 3 5 2 15-10 11

Subgrupo B
1-Nacional 10 4 2 4 10-15 10
----------------------------------------
2-Olímpico 10 2 2 6 7-17 6
3-Fast Clube 10 1 2 7 11-21 4

Final Fase

[Nov 23] Ferroviário 2-0 Nacional, Flamengo 0-1 Remo

[Nov 26] Ferroviário 0-2 Remo, Flamengo 1-0 Nacional

[Nov 30] Remo 1-1 Nacional, Flamengo 1-1 Ferroviário

[Dec 3] Nacional 3-0 Ferroviário, Remo 2-0 Flamengo

[Dec 7] Nacional 1-1 Flamengo, Remo 1-2 Ferroviário

[Dec 10] Nacional 2-2 Remo, Ferroviário 2-0 Flamengo

Tabela
1-Remo 6 3 2 1 9- 5 8
----------------------------------------
2-Ferroviário 6 3 1 2 7- 7 7
3-Nacional 6 1 3 2 7- 7 5
4-Flamengo 6 1 2 3 3- 7 4


ZONA NORDESTE

Primeira Fase

Grupo 1

[Sep 6] Confiança 2-1 Sergipe

[Sep 14] CRB 3-1 Náutico

[Sep 17] CSA 2-3 Náutico

[Sep 18]Sergipe 0-0 CRB, Feira 0-3 Confiança

[Sep 21] CSA 2-1 Sergipe, Confiança 0-2 Náutico, Feira 2-5 Galícia

[Sep 24] Confiança 1-1 CSA, Feira 1-1 CRB

[Sep 28] CSA 1-0 CRB, Confiança 2-4 Galícia, Feira 0-0 Náutico

[Oct 1] CSA 3-3 Feira, Sergipe 1-0 Náutico

[Oct 2] CRB 1-1 Galícia

[Oct 5] CSA 3-2 Galícia, Sergipe 0 -0 Feira

[Oct 9] Náutico 0-1 Galícia, Confiança 2-3 CRB

[Oct 12] CRB 1-1 Feira, Sergipe 0-2 Galícia

[Oct 19] CSA 2-1 CRB, Sergipe 1-0 Confiança

[Oct 22] Náutico 0-1 Feira, CSA 5-0 Confiança

[Oct 26] Náutico 1-0 CRB, CSA 2-0 Feira, Galícia 5-0 Sergipe

[Oct 29] CRB 4-2 Sergipe, Confiança 0-0 Feira, Galícia 2-0 Náutico

[Nov 2] CRB 5-2 Confiança, Sergipe 2-0 CSA, Galícia 2-1 Feira

[Nov 5] Náutico 4-1 Confiança, Sergipe 0-2 Feira

[Nov 7] Galícia 6-0 CRB

[Nov 9] Náutico 2-2 Sergipe

[Nov 11] Galícia 1-0 CSA

[Nov 15] Náutico 3-1 CSA

Galícia n/p Confiança

Table
1-Galícia 11 9 1 1 31- 9 19
2-CSA 12 6 2 4 22-17 14
----------------------------------------
3-Náutico 12 5 2 5 16-14 12
4-CRB 12 4 4 4 19-20 12
5-Feira 12 2 6 4 11-17 10
6-Sergipe 12 3 3 6 10-19 9
7-Confiança 11 2 2 7 13-26 6

Grupo 2

[Sep 7] Ceará 3-0 Fortaleza, ABC 2-2 América, Botafogo 3-0 Treze

[Sep 10] Fortaleza 2-0 América

[Sep 11] Sport 2-0 Botafogo

[Sep 14] Ceara 1-0 ABC, Botafogo 2-0 América, Treze 1-1 Sport

[Sep 17] ABC 0-0 Sport, Treze 2-2 América

[Sep 21] Fortaleza 2-1 Sport, América 2-2 Ceará, Treze 2-2 ABC

[Sep 24] Ceará 2-0 Sport, Botafogo 0-1 ABC

[Sep 28] América 2-3 Sport, Treze 0-3 Fortaleza

[Oct 1] Botafogo 3-0 Fortaleza, Treze 1-3 Ceará

[Oct 5] Botafogo 1-2 Ceará

[Oct 8] ABC 2-1 Fortaleza

[Oct 12] América 1-0 ABC, Botafogo 1-3 Sport

[Oct 15] América 1-1 Fortaleza, Treze 3-2 Botafogo

[Oct 18] Sport 2-2 Treze

[Oct 19] Fortaleza 1-0 ABC, América 3-1 Botafogo

[Oct 21] Sport 1-0 América

[Oct 22] ABC 1-0 Ceará

[Oct 25] Sport 2-1 ABC

[Oct 26] Fortaleza 4-2 Botafogo, América 3-1 Treze

[Oct 29] Ceará 3-2 Botafogo, ABC 1-0 Treze

[Nov 2] Ceará 2-0 América, ABC 4-1 Botafogo, Sport 2-0 Fortaleza

[Nov 8] Sport 0-2 Ceará

[Nov 9] Fortaleza 1-1 Ceará

[Nov 12] Ceará 1-1 Treze

[Nov 16] Ceará 0-0 Fortaleza

Tabela
1-Sport 12 8 3 1 21- 8 19
2-Ceará 12 6 3 3 17-13 15
----------------------------------------
3-Fortaleza 12 5 3 4 15-15 13
4-ABC 12 5 3 4 14-11 13
5-América 12 3 4 5 16-19 10
6-Treze 12 1 6 5 14-24 8
7-Botafogo 12 3 0 9 18-25 6

Fase Final

[Nov 19] Ceará 2-0 Sport, CSA 0-0 Galícia

[Nov 23] Ceará 3-0 CSA, Sport 0-0 Galícia

[Nov 26] Ceará 1-1 Galícia, Sport 1-2 CSA

[Nov 30] Sport 2-2 Ceará, Galícia 1-0 CSA

[Dec 3] CSA 1-1 Sport, Galícia 2-2 Ceará

[Dec 7] CSA 2-0 Ceará, Galícia 0-0 Sport

1-Ceará 6 2 3 1 10- 7 7
----------------------------------------
2-Galícia 6 1 5 0 4- 3 7
3-CSA 6 2 2 2 5- 6 6
4-Sport 6 0 4 2 4- 7 4


DECISÃO

[Dec 17] Remo 2-1 Ceará

[Dec 19] Ceará 3-2 Remo

[Dec 21] Ceará 3-0 Remo

Ceará SC Campeão da Copa Norte-Nordeste de 1969

Fontes: RSSF Brasil - http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/nne1969.htm
Jornal O Povo – Fortaleza/CE – 23/12/2007
Ceará um retrato em preto e branco. Lucio Chaves Holanda, Expressão Gráfica,Fortaleza/2004.

Memória do Futebol Cearense - Maguary

O clube dos principes.

Aristocrático, imponente e glorioso. Confira a trajetória do Sport Club Maguary, o Clube dos Príncipes, o mais nobre dos times cearenses.



O futebol cearense já teve sangue-azul. Por quase vinte anos, entre as décadas de 1920 e 1940, o aristocrático Sport Club Maguary, conhecido como o “Clube dos Príncipes”, figurou entre as principais forças do esporte no Estado. A trajetória do principado pelo gramados teve os ingredientes inerentes à história de qualquer dinastia - ao mesmo tempo que gloriosa, foi bastante conturbada.
A fase dourada do Maguary teve ares de conto de fada, como nos clássicos de príncipes e princesas.
Criado em 1925, pela família Barbosa Freitas, o clube reunia boa parte da elite fortalezense em sua primeira sede, no bairro do Alagadiço (hoje São Gerardo). O futebol era praticado pelos jovens associados, uma inovação, já que o esporte tinha a pecha de marginal. A primeira competição oficial foi o Estadual de 1927. Vestidos de branco, com uma listra preta horizontal na altura do peito, os atletas ganharam o apelido de cintanegrinos. Contudo, o Maguary não demorou muito para passar a ser conhecido pelo nome que o consagrou nos gramados: Clube dos Príncipes. “Naquela época não havia o profissionalismo. Então, como era o time dos jovens da classe média alta, eles ficaram sendo chamados de príncipes”, aponta José Leite Jucá, último presidente do clube.
Também não custou para o Maguary agregar simpatizantes de todas as classes sociais.
Na década de 40, rivalizava com o Ceará em torcida – Fortaleza e Ferroviário vinham bem atrás no apelo popular. O crescimento dos cintanegrinos veio associado aos títulos. O clube disputou o Cearense entre 1927 e 1945, vencendo quatro edições (1929, 1936, 1943 e 1944) e levando sete vices-campeonatos. Possuiu ainda o artilheiro estadual em cinco edições.
Fim de era. Assim como nos contos de fada, quando tudo parecia tranqüilo, a situação virou para o Maguary. Após conquistar o bicampeonato em 43/44, entrou como favorito para o campeonato de 1945.
Mas perdeu o tri por um ponto para o Ferroviário. A derrota doeu nos príncipes, que deixaram o futebol ainda naquele ano, em meio à crise financeira e às brigas com a ADC (Associação Desportiva Cearense. Os esforços e recursos do clube foram revertidos para a construção da sede social que o Maguary possuiu na Rua Barão do Rio Branco (hoje pertencente à Coelce – Companhia de Eletricidade do Ceará).
Nos anos seguintes o clube continuou sua vida social, ensaiando uma volta, efêmera, aos campos, em 1972, com o nome de Maguari Esporte Clube. Não deu certo e o Maguary fechou as portas em 1975. Como a própria história do Clube dos Príncipes tratou de mostrar, em algumas situações, quem foi rei perde sim a majestade.



CURIOSIDADES

O escritor e pesquisador Airton Fontenele lembra que uma das principais passagens do Maguary foi a vitória sobre o Bahia, na temporada de amistosos que os tricolores realizaram no Ceará em 1939. No ano anterior, os baianos sairam invictos da excursão ao Estado, vencendo os cinco jogos disputados.
Porém, em 39, perderam a invencibilidade na derrota por 4 a 2 para os “Príncipes”.
“Foi um acontecimento para a época”, assegura Airton.

Em “A Verdadeira História do Futebol Cearense – 1903 a 1955”, Frederico Maia aponta os motivos para o fechamento do futebol do Maguary em 45. “Tendo em vista as grandes despesas realizadas com seu quadro de futebol, não compensadas com as rendas do Campeonato, o afastamento do seu dinâmico presidente Egberto de Paula Rodrigues, que ingressava na política, e, especialmente, a construção de sua sede social, onde despenderia vultosa soma de dinheiro, resolveu a Diretoria do Maguari abandonar as atividades futebolísticas, afastando- se em definitivo da FCD (Federação Cearense de Desportos)”.



De “maillot”

No Clube dos Príncipes também havia lugar para uma princesa. Eleita Miss Brasil em 1955, a cearense Emília Correia Lima (foto) fazia parte do quadro social do aristocrático Maguary.
Sua vitória na disputa nacional foi tão celebrada quanto os títulos dos cintanegrinos.
O POVO registrou o feito no dia 10 de julho daquele ano. “Verdadeira multidão comprimiu-se, no teatro do Hotel Quitandinha, Petrópolis-RJ, para assistir à seleção das 19 beldades, candidatas ao título máximo, e que desfilaram, primeiro, em traje de “soirée” e depois de “maillot” (…) Já pela madrugada, foi anunciado o resultado: Miss Ceará, Emília Barreto Correia Lima, vencera o certame”.
Além da vida social, o Maguary se destacou pelos outros esportes. A equipe foi campeã estadual de basquete, na década de 50, e também disputou competições oficiais de voleibol e futebol de salão.


Maguary e Ceará durante o Torneio Início de 1927.


PERFIL DO MAGUARY


Nome: Sport Club Maguary
Apelidos: Clube dos Príncipes e Cintanegrino
Data de fundação: 24.6.1925
Data de extinção: 14.8.1975
Estaduais disputados: 23 ao todo. De 1927 a 1945, e de 1972 a 1975 (com o nome Maguari Esporte Clube – vide distintivo acima)
Títulos: Quatro vezes campeão cearense (1929, 1936, 1943 e 1944). Quatro vezes vencedor do Torneio Início (1929, 1942, 1944 e 1945).
Artilheiros: Barroso (1929 - 10 gols), Mundico (1936 - 9 gols), Luizinho (1939 – 19 gols), Ubaldo (1944 - 12 gols) e Jombrega (1945 - 8 gols).
Principais jogadores: Osiris, Jombrega, Henrique, Luizinho, Coronel, entre outros.

Resumo dos campeonatos conquistados pelo Maguary:

1929

01º Sport Club Maguari - Fortaleza
02º Fortaleza Esporte Clube - Fortaleza
03º Guarany Foot-ball Club - Fortaleza
04º Sport Club Fluminense - Fortaleza
05º Ceará Sporting Club - Fortaleza
06º Associação Atlética Foot-ball Club - Fortaleza

Artilheiro - Barroso (Maguari) 10 gols
Obs. 1. Por não ter resolvido divergências com a ADC, o América ficou novamente de fora.
Obs. 2. O Fortaleza abandonou o campeonato no seu final, quando liderava, e após uma espera de 2 meses da ADC para sua volta, comunicou drasticamente a extinção de seu futebol. Seus jogadores e torcedores fundarão o Orion, que manteve a rivalidade com o Ceará.

1936

01º Sport Club Maguari - Fortaleza
02º Fortaleza Esporte Clube - Fortaleza
03º Ceará Sporting Club - Fortaleza
04º Peñarol Sport Club - Fortaleza
05º Paissandu Sport Club - Fortaleza

Artilheiro - Mundico (Maguari) 9 gols
Obs.1. Houve uma grande cisão, com os clubes América (último campeão), Duque de Caxias, Flamengo e Argentino brigando e tentando a fundação de outra associação. Os clubes restantes ficaram e fizeram o campeonato, reforçados pelos estreantes Paissandu e Peñarol.
Obs.2. Pela primeira vez, os jogos são realizados em 90 minutos. (antes eram 2 tempos de 40 minutos).

1943

01º Sport Club Maguari - Fortaleza
02º Ceará Sporting Club - Fortaleza
03º Ferroviário Atlético Clube - Fortaleza
04º Fortaleza Esporte Clube - Fortaleza
05º Fluminense Foot-ball Club - Fortaleza
06º Peñarol Sport Club - Fortaleza
07º Tramways Sport Club - Fortaleza

Artilheiros - Pirão (Ceará) e Mário Negrin (Ferroviário) 8 gols
Obs.1. Campeão invicto; 9 vitórias, 1 empate, 24 gols marcados e 4 sofridos.
Obs.2. O Maguari, clube da aristocracia cearense (o clube dos príncipes), se rivalizava com o Ceará em termos de torcida. Muito atrás vinham o Ferroviário (apoiado pela Rede Ferroviária e seus funcionários) e depois o Fortaleza.

1º Turno
28/03/43 Maguary 2-1 Ferroviário-CE
04/04/43 Ceará 5-1 Fortaleza
11/04/43 Ferroviário-CE 11-1 Fluminense FC-CE
18/04/43 Maguary 1-0 Ceará
21/04/43 Fortaleza 8-1 Fluminense FC-CE
02/05/43 Ceará 4-3 Ferroviário-CE
09/05/43 Maguary 2-1 Fortaleza
16/05/43 Ceará 6-0 Fluminense FC-CE
23/05/43 Ferroviário-CE 3-1 Fortaleza
30/05/43 Maguary 5-0 Fluminense FC-CE

P J V E D GF GC SG
1. Maguary 8 4 4 0 0 10 2 8
——————————————————–
2. Ceará 6 4 3 0 1 15 5 10
3. Ferroviário-CE 4 4 2 0 2 18 8 10
4. Fortaleza 2 4 1 0 3 11 11 0
——————————————————–
5. Fluminense FC-CE 0 4 0 0 4 2 30 -28

Obs. Maguary qualificado para a final

2º Turno
06/06/43 Maguary 1-0 Fortaleza
13/06/43 Fortaleza 1-0 Ceará
20/06/43 Maguary 4-1 Ferroviário-CE
27/06/43 Ceará 8-1 Ferroviário-CE
04/07/43 Ferroviário-CE 4-1 Fortaleza
11/07/43 Maguary 1-0 Ceará

P J V E D GF GC SG
1. Maguary 6 3 3 0 0 6 1 5
——————————————————–
2. Ceará 2 3 1 0 2 8 3 5
3. Fortaleza 2 3 1 0 2 2 5 -3
4. Ferroviário-CE 2 3 1 0 2 6 13 -7

3º Turno
18/07/43 Ceará 3-0 Ferroviário-CE
25/07/43 Maguary 5-1 Fortaleza
01/08/43 Ceará 2-0 Fortaleza
08/08/43 Maguary 3-0 Ferroviário-CE
15/08/43 Ferroviário-CE 6-2 Fortaleza
22/08/43 Maguary 0-0 Ceará

P J V E D GF GC SG
1. Maguary 5 3 2 1 0 8 1 7
——————————————————–
2. Ceará 5 3 2 1 0 5 0 5
3. Ferroviário-CE 2 3 1 0 2 6 8 -2
4. Fortaleza 0 3 0 0 3 3 13 -10

1944

01º Sport Club Maguari - Fortaleza
02º Fortaleza Esporte Clube - Fortaleza
03º Ferroviário Atlético Clube - Fortaleza
04º Luso Futebol Clube - Fortaleza
05º Ceará Sporting Club - Fortaleza
06º Peñarol Sport Club - Fortaleza

Artilheiro - Ubaldo (Maguari) 12 gols
Obs.1. O Peñarol abandonou a disputa ao final do turno. O Ceará pediu liçença no meio do returno, alegando proteção ao Maguari. Os 2 foram suspensos por 1 ano.
Obs.2. Campeão invicto; 9 vitórias, 50 gols marcados e 11 sofridos.

1º Turno
04/06/44 Maguary 8-3 Luso-CE
08/06/44 Fortaleza 2-2 Peñarol-CE
11/06/44 Ceará 4-1 Ferroviário-CE
15/06/44 Maguary 8-0 Peñarol-CE
18/06/44 Fortaleza 2-1 Ferroviário-CE
21/06/44 Ceará 7-1 Luso-CE
25/06/44 Ferroviário-CE 1-1 Luso-CE
29/06/44 Maguary 6-1 Fortaleza
02/07/44 Ceará 10-0 Peñarol-CE
06/07/44 Maguary 7-1 Ferroviário-CE
09/07/44 Luso-CE 5-2 Peñarol-CE
13/07/44 Fortaleza 3-2 Ceará
20/07/44 Maguary 6-4 Ceará
23/07/44 Luso-CE 4-3 Fortaleza

P J V E D GF GC SG
1. Maguary 10 5 5 0 0 35 9 26
——————————————————–
2. Ceará 6 5 3 0 2 27 11 16
3. Fortaleza 5 5 2 1 2 11 15 -4
4. Luso-CE 5 5 2 1 2 14 21 -7
5. Ferroviário-CE 1 4 0 1 3 4 14 -10
——————————————————–
6. Peñarol-CE 1 4 0 1 3 4 25 -21

2º Turno
30/07/44 Ceará 5-2 Luso-CE
06/08/44 Ferroviário-CE 5-2 Fortaleza
13/08/44 Maguary 2-1 Ceará
20/08/44 Maguary 6-1 Ferroviário-CE
27/08/44 Fortaleza 4-2 Luso-CE
03/09/44 Ferroviário-CE 2-2 Luso-CE
07/09/44 Maguary 3-0 Fortaleza
10/09/44 Maguary 4-0 Luso-CE

P J V E D GF GC SG
1. Maguary 8 4 4 0 0 15 2 13
——————————————————–
2. Ferroviário-CE 3 3 1 1 1 8 10 -2
3. Ceará 2 2 1 0 1 6 4 2
4. Fortaleza 2 3 1 0 2 6 10 -4
5. Luso-CE 1 4 0 1 3 6 15 -9

Fontes: Jornal O Povo – Fortaleza/CE

Blog – História do Futebol - http://blog.soccerlogos.com.br/

RSSSF Brasil - http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/

Memória do Futebol Cearense - Orion


Um dos poucos registros da formação do Orion campeão cearense em 1930. Time existiu por apenas três anos, mas levou um Estadual e dois torneios início(Foto: Arquivo Nirez)

Uma constelação iluminou o futebol cearense nos nebulosos anos de 1930. De trajetória bela e também turbulenta, o Orion Futebol Clube atravessou os gramados locais com a rapidez de um cometa. Foram três anos marcados por títulos e confusões. Pouco tempo, mas o suficiente para deixar registrado o nome do time da constelação em lugar especial na memória do futebol cearense.

A gênese do Orion ilustra com clareza a inquietude que a equipe trouxe para o futebol cearense. O clube nasceu em 1929, a partir da dissidência de jogadores do Fortaleza, então tricampeão cearense. O Tricolor extinguiu o departamento de futebol quando liderava o Estadual, em 6 de agosto - alegando dificuldades financeiras e descontentamento com o julgamento de protestos do clube pela Associação Desportiva Cearense (ADC). Pesou na decisão ainda os atritos entre atletas e diretoria.

Eram tempos de amadorismo, em que os vínculos dos clubes com os jogadores pareciam tão frágeis quanto o grau de organização da ADC. Liderados pelos irmãos Machado (Moacir, Jandir, Juraci e Caranã) os tricolores preferiram criar uma nova agremiação a aderir a uma das existentes. Nas cores preta e branca, o Orion começou a disputar partidas amistosas ainda em 1929. O título do ano, que estava nas mãos do Fortaleza, acabou com o Maguary.

Só que a estrela do Orion logo mostrou seu brilho. O time venceu com facilidade o Torneio Início de 1930. Manteve o favoritismo no Campeonato Cearense, levando o título e dando o troco no Maguary, desta vez vice-campeão. A campanha teve ainda outro ingrediente - com 11 gols anotados, o atacante Zezé foi o artilheiro do campeonato.

Derrocada

Mas aí uma espécie de buraco-negro engoliu o Orion. Em 1931, o time voltou a ganhar o Torneio Início e seguia rumo ao bicampeonato, liderando o Estadual até a última rodada, quando enfrentaria o Ceará, segundo colocado, um ponto atrás. A decisão foi marcada pela ADC para a mesma semana em que o time chegara de excursão pelo Interior. Apesar dos pedidos de adiamento por parte do Orion, a ADC manteve a data da final. Em sinal de protesto, o time não entrou em campo - o título ficou com o Ceará.

O sucesso alcançado pelo Orion fez com que o Fortaleza "repatriasse" parte dos atletas dissidentes em 1929 e retomasse as disputas em 1932. O Orion ainda participou do Estadual daquele ano, mas, desfigurado, e ainda sentindo-se prejudicado pela ADC, acabou pedindo desligamento da entidade, fechando as portas antes do fim da competição. Era o último brilho da constelação alvinegra em campos cearenses.

ORION FC.

Fundação: outubro de 1929
Extinção: 1932
Cores: Preta e branca
Estaduais disputados: 1930, 1931 e 1932
Títulos: 1 Cearense (1930); 2 Torneio Início (1930 e 1931)
Artilheiro: Zezé (1930, com 11 gols)

NÚMEROS

3 títulos
conquistou o Orion nos três anos de existência do clube - o Estadual de 1930 e o Torneio Início de 1930 e 1931

11 gols
anotou o atacante Zezé, do Orion, na campanha do título de 1930. Ele é o único artilheiro do time em disputas de estaduais

E-MAIS

A diretoria do Orion chegou a publicar nota na imprensa alertando aos torcedores a opção do clube em não disputar a decisão do Estadual de 1931 na data marcada pela ADC. "O Orion Sport Clube, devidamente autorizado pela sua diretoria, avisa ao público em geral que não tomará parte no match de futebol anunciado, conforme comunicação feita em sessão da A.D.C, pelo seu representante, sr. Armando Maramaldo". Conforme o pesquisador Nirez de Azevedo no livro História do Campeonato Cearense de Futebol, o texto foi publicado no jornal O Nordeste, em 23 de outubro de 1931.

Mesmo tendo abandonado o Estadual de 1929, o Fortaleza foi considerado o vice-campeão do ano. Os demais clubes exigiram a perda de todos os pontos conquistados pelo Tricolor - como era praxe em casos de abandono. A ADC preferiu manter a pontuação leonina.

No anos 1930, as trapalhadas da ADC eram tantas que os clubes e a imprensa passaram a se referir à entidade como " A Madastra", conforme afirma o pesquisador Alberto Damasceno.

O atacante Teopisto, que defendeu o Ceará na perda do título de 1930 para o Orion, foi o árbitro dos 16 a 0 do Alvinegro sobre os ingleses do Sussex Trader, tema da série Memória do Futebol do último domingo.

Os registros oficiais da Federação Cearense de Futebol registram o nome do time da constelação como Orion Futebol Clube. Contudo, alguns livros históricos apresentam o time como Orion Sporting Club.

Orion é o nome de uma constelação equatorial formada de estrelas brilhantes, três das quais as conhecidas "Três Marias".

O Campeonato Cearense de 1930, vencido pelo Orion, foi, provavelmente, o mais desmotivado da história da competição. Apenas quatro times iniciaram a disputa, em 16 de março daquele ano: os rivais Ceará e Maguary; o novato Orion, substituindo o Fortaleza; e o pouco expressivo Fluminense. Dois times que participaram do Estadual de 1929 paralisaram as atividades pouco antes do início do campeonato: o Atlética e o Guarany (da capital, não o de Sobral).

Com apenas quatro clubes, a edição de 1930 divide a marca de Estadual com menor número de competidores com a primeira disputa do Cearense - em 1920, Fortaleza, Ceará, Bangu e Guarany entraram em campo. Porém, um detalhe depõe contra a edição vencida pelo Orion; o Fluminense abandonou a disputa ainda no primeiro dos dois turnos, reduzindo a briga pelo título a um triangular.

O campeonato começou em 16 de março e terminou em 12 de junho, com jogos apenas aos domingos. O Orion levou o título, com o Maguary em segundo e o Ceará em terceiro. Após o encerramento da competição os clubes resolveram paralisar as atividades no segundo semestre.

Ficha técnica da decisão do estadual de 1930.

ORION 2
Oto; Preto e Orestes; Basílio, Caranã e Santana; Guarany, Jurandir, Zezé, Juracy e Pirão.
CEARÁ 1
Pintado; Liberato e Bebê; Teopisto, Viana e Arthur; Afonso, Hildebrando, Farnun, Peixe e Zé Maria.

Local: Campo do Prado (onde hoje fica o Centro Federal de Ensino Tecnológico-Cefet)
Data: 1.6.1930
Árbitro: Arthur Salgado
Público: livre acesso
Renda: não se cobrava
Gols: Juracy e Pirão (Orion); Farnun (Ceará)


Fonte: Jornal O Povo